X Shore

Start-up X Shore cria barco elétrico de alta potência

March 11 2020

A X Shore é uma empresa sueca de tecnologia que por trás do desenvolvimento de uma nova linha de barcos totalmente elétricos. Recentemente a start-up apresentou dois modelos: o Eelord 6000, de 5,8 metros, e o Eelex 8000, de 8 metros, renovado, que começaram a ser comercializados em janeiro de 2020.

Ambos os modelos alcançam uma velocidade máxima de até 40 nós e podem percorrer uma distância de 70 mn ao navegar em velocidades mais baixas. Usando um carregador EV padrão, a maior bateria disponível de 120kWh pode ser carregada em cerca de seis horas.

A empresa ainda tem mais dois modelos em fase de criação, Eelex 6500, de 6,5 metros, e o Eeltrek 8000, de 8 metros, que será como um coupé.

Novos investimentos na X Shore

A X Shore recebeu uma injeção de capital de €5 milhões liderada por Peter Dahlberg, fundador e ex-CEO do grupo da empresa veterinária AniCura. O financiamento será usado para continuar o desenvolvimento dos barcos elétricos de alta velocidade de 5,8 m e 8 m e para acelerar a equipe e a nova fábrica em Estocolmo.

A mais recente injeção de capital atualiza o financiamento total da X Shore para 9,5 milhões de euros. Isso inclui o investimento de 1,5 milhão de euros que eles conseguiram através do FundedByMe no outono de 2019.

“Uma carteira de pedidos forte e uma demanda crescente por nossos barcos tornam este o momento certo para termos investimentos adicionais”, afirma o fundador e presidente da X Shore, Konrad Bergström.

O investimento de Dahlberg faz dele o segundo maior acionista da stat-up depois de Bergström. A X Shore também nomeou Jenny Keisu, mais recentemente parceira e membro da equipe fundadora da empresa de investimentos Summa Equity, como a nova CEO da X Shore. Oscar Fors, ex-presidente da Battery Systems na Northvolt, a principal startup de baterias da Europa, integra na empresa como COO.

Bergström, que fundou a X Shore em 2016, atuará como presidente e continuará liderando a “missão global da empresa de trazer sustentabilidade e inovação ao setor marítimo”. Ele continua particularmente envolvido nos esforços de design, construção da marca e marketing.

“Estou realmente feliz por ter Peter como investidor e acionista”, diz Bergström. “Ele é um dos principais líderes empresariais da Suécia e alguém que realmente sabe como escalar um negócio de classe mundial. Com Jenny e Oscar se juntando à equipe, além de investir na empresa, agora estou confiante de que temos o cérebro e a força muscular para guiar o X Shore por essa nova década verde”.

Source: Boatshopping.com